Ações

Çobguna Cobauna

De Atlas Digital da América Lusa

(Diferença entre revisões)
 
Linha 10: Linha 10:
  
  
'''Natureza:''' rio
+
'''Natureza:''' rio.
  
  
'''Mapa:''' [[PRÆFECTURÆ DE PARAIBA, ET RIO GRANDE]]
+
'''Mapa:''' [[PRÆFECTURÆ DE PARAIBA, ET RIO GRANDE]].
  
  
'''Capitania:''' PARAIBA
+
'''Capitania:''' PARAIBA.
  
  
Linha 24: Linha 24:
 
'''Nomes históricos:''' Cobauna (Çobguna, Çobauma, Sumaúna).
 
'''Nomes históricos:''' Cobauna (Çobguna, Çobauma, Sumaúna).
  
====Citações====
+
====Citações:====
  
 
►Mapa IT [[(IAHGP-Vingboons, 1640)]] #43 CAPITANIA DE I. TAMARICA, plotado como rio, 'Rº. Tipimaiba.', com foz na lagoa  'Alagoa Auiaÿ' (Lagoa do Abiaí).
 
►Mapa IT [[(IAHGP-Vingboons, 1640)]] #43 CAPITANIA DE I. TAMARICA, plotado como rio, 'Rº. Tipimaiba.', com foz na lagoa  'Alagoa Auiaÿ' (Lagoa do Abiaí).

Edição atual tal como 13h43min de 16 de janeiro de 2015

Coleção Levy Pereira


[editar] Çobguna

Cobauna

Rio, com foz na 'Abĩaĩ' (Lagoa do Abiaí).


Natureza: rio.


Mapa: PRÆFECTURÆ DE PARAIBA, ET RIO GRANDE.


Capitania: PARAIBA.


Nome atual: Rio Abiaí ou Rio Aterro.


Nomes históricos: Cobauna (Çobguna, Çobauma, Sumaúna).

[editar] Citações:

►Mapa IT (IAHGP-Vingboons, 1640) #43 CAPITANIA DE I. TAMARICA, plotado como rio, 'Rº. Tipimaiba.', com foz na lagoa 'Alagoa Auiaÿ' (Lagoa do Abiaí).

►Mapa PB (IAHGP-Vingboons, 1640) #49 CAPITANIA DE PARAYBA, plotado como rio, 'Rº. TԐpimaiba.', com foz em lagoa sem nome (Lagoa do Abiaí).

►Mapa IT (Orazi, 1698) PROVINCIA DI ITAMARACÁ - plotado como 'R. Tipibaiba';

►Mapa PB (Orazi, 1698) PROVINCIA DI PARAIBA - plotado como 'R. Timibaiba'.

  • Nota: o mapa PB-RG (Margrave, 1648 BQPPB) também plota o riacho 'Tupina Iba', mas este é distinto do 'Çobguna' - 'Cobauna'. Os quatro mapas acima citados, neste particular, estão com a denominação para o atual Rio Abiaí diferente do BQPPB.

[editar] Citações

(Câmara Cascudo, 1956), pg. 218:

"O Abiai (Abiai) desce de lagoa onde caem os rios Tupinalba (Tupinaba?), Nhumajaí, Çobauma (Sumaúna), Carapoi, (Carapeba), Iaguarema (Jussuarema, afluente, com o Carapeba, do Sumaúna), Ipopoca (Alhandra), com dois afluentes, o Taperobi pela esquerda, e o Camaçarimiri pela direita, o Capiçura (Capissura) e, abaixo, o Itaobi.".

(Coriolano de Medeiros, 1950), pg. 3:

"Abiá (Voc. ind. contração de i-obin- abiá: rio verde de mau cheiro) — Rio ao sul do município da Capital, lançando-se no Atlântico, segundo Vital de Oliveira, aos 70-2l'-21" de lat. S. e 8°-20'-29" long. E. do Rio de Janeiro. Nasce no distrito de Pedras de Fogo com o nome Popoca ou Ipopoca; banha o distrito de Alhandra e, pouco abaixo da vila, recebe o Cupiçura, tendo dai em diante o nome Abiá. Os seus tributários da margem esquerda são: os riachos Ambuá, Garapu, Jundiaí, Pacas e Sumaúna; na margem direita despejam os riachos Acapé, Camaçari, Juçuarema e Tamataúba, todos permanentes. Tem, aproximadamente, 50 quilômetros de curso e corre de O. a E. Por pequenos barcos é navegável 20 quilômetros acima de sua foz. A barra é má, devido à arrebentação das vagas e por estar quase obstruída pelos bancos de areia. Quando a Paraíba se desligou da capitania de Itamaracá, serviu este rio de limite sul com a referida capitania. O rio é muito piscoso. Saint-Hilaire o considerou lago, opinião que se justifica, pois suas nascenças, ao S., são extensas e paludosas lagoas.".

  • Nota: há um Riacho Sumaúna descrito como tributário m.e. do Abiá (Abiaí), situação diferente da desenhada no BQPPB.






Citação deste verbete
Autor do verbete: Levy Pereira
Como citar: PEREIRA, Levy. "Çobguna Cobauna". In: BiblioAtlas - Biblioteca de Referências do Atlas Digital da América Lusa. Disponível em: http://lhs.unb.br/atlas/%C3%87obguna_Cobauna. Data de acesso: 6 de maio de 2024.


Baixe a referência bibliográfica deste verbete usando

BiblioAtlas recomenda o ZOTERO

(clique aqui para saber mais)



Informar erro nesta página