Ações

Capiibarĩ

De Atlas Digital da América Lusa

(Diferença entre revisões)
(Criou página com 'Coleção Levy Pereira Capiíbarĩ Capiibarĩ, een Rívier (p.) '''Natureza:''' rio '''Mapa:''' [[PRÆFECTURÆ ...')
 
m (Substituindo texto ' {| . | align="center" style="background:#f4d485;"|'''''Citação deste verbete''''' |- |- | '''Autor do verbete:''' Levy Pereira '''Como citar:''' PEREIRA, Levy . "Substituir texto". In: BiblioAtlas - Biblioteca de Referências do A)
Linha 92: Linha 92:
  
  
{{citacao1}} Levy Pereira{{citacao2}} PEREIRA, Levy {{citacao3}}
+
{{Citar|nome=Levy|sobrenome=Pereira}}
 +
 
 +
{{Ref|nome=Levy|sobrenome=Pereira}}
 +
 
 +
[[Category: Coleção Levy Pereira]]

Edição de 12h47min de 7 de janeiro de 2013

Coleção Levy Pereira


Capiíbarĩ

Capiibarĩ, een Rívier (p.)


Natureza: rio


Mapa: PRÆFECTURÆ PARANAMBUCÆ PARS BOREALIS, una cum PRÆFECTURA de ITÂMARACÂ


Capitania: PARANAMBVCA

Rio com barra no Oceano.

No BQPPB, também está assinalado com a letra p próximo a 'Olînda'.


Nome atual: Rio Capibaribe.


Nomes históricos: Capiibarĩ, een Rívier (p.); Capiíbarĩ (Capiibari; Capirriba; Capivarwyn; Capauiriuÿ; FLUVIUS CAPIBARIBE (CAPIBARIBI); Rio dos Cedros (braço norte na foz); Rio dos Afogados (braço sul na foz, vide topônimo 'Rio dos Afagodos'); Rio dos Fidalgos.

Citações

►Mapa PE (Albernaz, 1612), desenhado, sem nome, com foz comum na 'Barra do Arrecife' com mais três rios, também sem nomes.

►Mapa REC (Albernaz, 1612), desenhado, 'R. capivaribe', banhando a 'LVGAR DO RECIFE', com foz no oceano, na 'BARRA.

►Mapa (Drewisch, 1631) Grondt teyckeningh van het Eylandt Antoni Vaaz, het Recif ende vastelandt aende haven van Pernambuco in Brasil, plotado na foz, 'R. de Capirriba'.

►Mapa Caerte van de Haven van Pharnambocque met de Stat Mouritia, 't Dorp Reciffo en Byleggende forten met alie gelengenheden van dien. In 't Jaer Anno 1639, anônimo, disponivel em (Gonsalves de Mello, 1976), pg. 45, plotado na foz, 'Rio Capivarwyn'.

►Mapa PE-C (IAHGP-Vingboons, 1640) #40 CAPITANIA DE PHARNAMBOCQVE, plotado, 'Rº. Capauiriuÿ'.

►Mapa IT (IAHGP-Vingboons, 1640) #43 CAPITANIA DE I. TAMARICA, plotado, 'Rº. Capauiriuÿ'.

►Mapa Y-41 (4.VEL Y, 1642) De Cust van Brazil tusschen Cabo St. Augustijn ende hoeck van Pommarel, desenhado, sem nome, banhando as cidades 'Olin∂a:' e 'Reciffo:', barra junto à ilha onde está a cidade de Moúritstat:'.

►(Barléu, 1647):

@ prancha #40 MAVRITIOPOLIS RECIFFA ET CIRCUM IACENTIA CASTRA, desenhada sua foz, 'FL. CAPIBARIBE.'.

@ prancha # 33 INSVLA ANTONIJ VAAZIJ, mapa de 1637, desenhada sua foz, 'FL. CAPIBARIBI.'.

►Mapa PC (Golijath, 1648) "Perfecte Caerte der gelegentheyt van Olinda de Pharnambuco MAURITS-STADT ende t RECIFFO", desenhada sua foz, 'Rio Capibaribi'.

►Mapa ASB (Golijath, 1648) "Afbeeldinge van drie Steden in Brasil", desenhado, região da foz, 'Rio Capibaribÿ'.

►Mapa PE (Orazi, 1698) PROVINCIA DI PERNAMBVCO, plotado, 'Capiibari'.

►(Laet, 1637), Interrogação de Bartolomeu Peres, e situação ao redor e perto de Pernambuco, tanto ao sul como ao norte, pg. 126:

"Segue outro rio: Rio Capiberibe ou dos Fidalgos, que corre entre Antônio Vaz e a terra firme. Do outro lado de Antônio Vaz corre o Rio dos Afogados - que faz uma curva ao sul da várzea - cujos rios detrás de Antônio Vaz se juntam num braço. Esses dois rios penetram um bom pedaço terra adentro; por eles se transportam igualmente alguns açúcares da várzea e de outros engenhos ao lado da várzea ao Recife.".

►(Câmara Cascudo, 1956), pg. 184:

"Barléu ressalta o Capiibari (Capibaribe) com seus afluentes: o Tapacurá à direita (e neste o Iuna, o Iabaira e, perto da foz, o Teiibipió, Tijipió), o Anguacta (Goitá) com o rio Salgado, Rio do Pilão, Ibirapitangi pela direita, e pela esquerda o Itapecirica e mais dois, anônimos. No Capiibari, pela esquerda, desaguam o Tatimtiba, o Araticui o Cotingiba ou Água Falsa, o Iacureçai, o Muçuré (Mussurepe), o Maçiá, o Caraguatá, o São Bento, o São Lourenço, o Camuruji (Camaragibe), um dos maiores, e o São Braz.

O Iabiberi (Beberibe) cai logo adiante na barra do Capiibari.".

►(Melo, 1931), pg. 37:

"Rio dos Cedros era então assim chamado o trecho do Capibaribe que banha pela parte de Oeste a ilha de Santo Antônio do Recife, e sobe até os Afogados; ...".

"CAPIBARIBE — (Rio) — "Corr. cáa-piuar-y-pe, alt. capibar-y-be, no rio das capivaras". (Th. S., 119) — A. C.

Não é autorizada a grafia Capiberibe, corrente no sul. — M. M.".

►(Pereira da Costa, 1951):

@ Volume 1, Ano 1537, pg. 190-191, trecho do Foral de Olinda:

"Todos os mangues ao redor desta vila, que estão ao longo do rio Beberibe para baixo, e para cima até onde tiver terra de arvoredo, e os do Rio dos Cedros e Ilha do Porto dos Navios. Os Varadouros que estão dentro do Recife dos Navios e os que estiverem pelo rio arriba dos Cedros e de Beberibe, e todo outro Varadouro que se achar ao redor da vila e terreno dela, será para serviço seu e do seu povo.".

@ Volume 2, Ano 1593, pg. 486:

"Rio dos Cedros era então assim chamado o trecho do Capibaribe que banha pela parte de Oeste a ilha de Santo Antônio do Recife, e sobe até os Afogados; ...".

@ Volume 6, Ano 1787, pg. 486:

"O referido braço do Capibaribe teve originàriamente o nome de Rio dos Cedros, como se vê do Foral da Câmara de Olinda, de 1537, e depois o de Rio dos Afogados (Fluvius Afogadoru, Barleus, 1647).".






Citação deste verbete
Autor do verbete: Levy Pereira
Como citar: PEREIRA, Levy. "Capiibarĩ". In: BiblioAtlas - Biblioteca de Referências do Atlas Digital da América Lusa. Disponível em: http://lhs.unb.br/atlas/Capiibar%C4%A9. Data de acesso: 18 de setembro de 2019.


Baixe a referência bibliográfica deste verbete usando

BiblioAtlas recomenda o ZOTERO

(clique aqui para saber mais)



Informar erro nesta página