Ações

Guacaĩ

De Atlas Digital da América Lusa

(Diferença entre revisões)
m (Substituindo texto 'Coleção Levy Pereira' por 'Coleção Levy Pereira')
 
Linha 3: Linha 3:
  
  
Guacaĩ
+
====Guacaĩ====
  
 +
Rio afluente [[m.e.]] do '[[Çaracunhaỹa]]' (Rio Tracunhaem).
  
  
'''Natureza:''' riacho
+
'''Natureza:''' riacho.
  
  
 +
'''Mapa:''' [[PRÆFECTURÆ PARANAMBUCÆ PARS BOREALIS, una cum PRÆFECTURA de ITÂMARACÂ]].
  
'''Mapa:''' [[PRÆFECTURÆ PARANAMBUCÆ]] PARS BOREALIS, una cum [[PRÆFECTURA de ITÂMARACÂ]]
 
 
 
 
'''Capitania:''' ITÂMARACÂ
 
 
Rio afluente m.e. do "Çaracunhaýa" (Rio Tracunhaem), na Capitania de Itamaracá.
 
  
 +
'''Capitania:''' ITÂMARACÂ.
  
  
 
'''Nome atual:''' Rio Acaú.
 
'''Nome atual:''' Rio Acaú.
  
====Citações====
+
====Citações:====
  
►Mapa IT ([[Orazi]], 1698), plotada como rio, "Guacai" (atual Rio Acaú), afluente m.e. do rio "Caracunhaya", que a jusante da junção, é denominado "R Tricquonhai" (Rio Tracunhaem).
+
►Mapa IT [[(Orazi, 1698)]], plotada como rio, 'Guacai' (atual Rio Acaú), afluente [[m.e.]] do rio 'Caracunhaya', que a jusante da junção, é denominado "R Tricquonhai" (Rio Tracunhaem).
  
 +
Notas:
  
 +
* Esse mapa de Orazi tem como base o mapa da Biblioteca Apostólica Vaticana semelhante ao IT [[(IAHGP-Vingboons, 1640)]], no qual há dois rios, o 'R. Carŭ', ao sul, encontrando-se com o outro, sem nome, e a jusante dessa confluência, o rio é identificado como 'Rº Triequenhain', e no qual também há um caminho interligando as aldeias 'Tapissúama A' e 'Tapisserica A' que corta esses dois rios.
  
'''Nota:'''
+
* Isso justificou, neste estudo, a interpretação de que o rio sem nome, o do norte, é o Rio Tracunhaém, e o  'R. Carŭ' é o Rio Caraú ('[[Caraĩ]]' no [[BQPPB]]), e, consequentemente, que o 'Guacaĩ' do [[BQPPB]] (Rio Acaú) não está mapeado no IT [[(IAHGP-Vingboons, 1640)]] - mais um problema criado por possível falha de Orazi.
  
este mapa de [[Orazi]] tem como base o mapa da Biblioteca do Vaticano semelhante ao IT (IAHGP-Vingboons, 1640), no qual há dois rios, o 'R. Carŭ', ao sul, encontrando-se com o outro, sem nome, e a jusante dessa confluência, o rio é identificado como 'Rº Triequenhain', e no qual também há um caminho interligando as aldeias 'Tapissúama A' e 'Tapisserica A' que corta esses dois rios.
+
►Mapa PE [[(Orazi, 1698)]] PROVINCIA DI PERNAMBVCO, plotado, 'Guacai', afluente [[m.e.]] do 'Caracunhaya'.
  
Isso nos levou a interpretar que o rio sem nome, o do norte, é o Rio Tracunhaém, e o  'R. Carŭ' é o Rio Caraú ('V' no [[BQPPB]]), e, consequentemente, que o 'Guacaĩ' do [[BQPPB]] (Rio Acaú) não está mapeado no IT (IAHGP-Vingboons, 1640), o que difere da interpretação de [[Orazi]].
+
[[(Câmara Cascudo, 1956)]], pg. 186:
 
+
►Mapa PE ([[Orazi]], 1698) PROVINCIA DI PERNAMBVCO, plotado, 'Guacai', afluente m.e. do 'Caracunhaya'.
+
 
+
►([[Câmara Cascudo]], 1956), pg. 186:
+
  
 
"O Garacunhayã (Tracunhãem) e os rios Guaruru, Nhundiá, Ibatatá, Ibijari desaguam antes da junção do Tracunhãem com o Capibaribe-mirim. E, pela esquerda, subindo, há o Itapoçirica (Itapecirica), Guacarí, Marupatiji e Acaiinha.".
 
"O Garacunhayã (Tracunhãem) e os rios Guaruru, Nhundiá, Ibatatá, Ibijari desaguam antes da junção do Tracunhãem com o Capibaribe-mirim. E, pela esquerda, subindo, há o Itapoçirica (Itapecirica), Guacarí, Marupatiji e Acaiinha.".
  
 
+
* Nota: O 'Guacaĩ' é acima citado como Guaçari .
 
+
'''Nota:''' o 'Guacaĩ' é acima citado como Guaçari .
+
  
  

Edição atual tal como 15h48min de 13 de janeiro de 2015

Coleção Levy Pereira


[editar] Guacaĩ

Rio afluente m.e. do 'Çaracunhaỹa' (Rio Tracunhaem).


Natureza: riacho.


Mapa: PRÆFECTURÆ PARANAMBUCÆ PARS BOREALIS, una cum PRÆFECTURA de ITÂMARACÂ.


Capitania: ITÂMARACÂ.


Nome atual: Rio Acaú.

[editar] Citações:

►Mapa IT (Orazi, 1698), plotada como rio, 'Guacai' (atual Rio Acaú), afluente m.e. do rio 'Caracunhaya', que a jusante da junção, é denominado "R Tricquonhai" (Rio Tracunhaem).

Notas:

  • Esse mapa de Orazi tem como base o mapa da Biblioteca Apostólica Vaticana semelhante ao IT (IAHGP-Vingboons, 1640), no qual há dois rios, o 'R. Carŭ', ao sul, encontrando-se com o outro, sem nome, e a jusante dessa confluência, o rio é identificado como 'Rº Triequenhain', e no qual também há um caminho interligando as aldeias 'Tapissúama A' e 'Tapisserica A' que corta esses dois rios.
  • Isso justificou, neste estudo, a interpretação de que o rio sem nome, o do norte, é o Rio Tracunhaém, e o 'R. Carŭ' é o Rio Caraú ('Caraĩ' no BQPPB), e, consequentemente, que o 'Guacaĩ' do BQPPB (Rio Acaú) não está mapeado no IT (IAHGP-Vingboons, 1640) - mais um problema criado por possível falha de Orazi.

►Mapa PE (Orazi, 1698) PROVINCIA DI PERNAMBVCO, plotado, 'Guacai', afluente m.e. do 'Caracunhaya'.

(Câmara Cascudo, 1956), pg. 186:

"O Garacunhayã (Tracunhãem) e os rios Guaruru, Nhundiá, Ibatatá, Ibijari desaguam antes da junção do Tracunhãem com o Capibaribe-mirim. E, pela esquerda, subindo, há o Itapoçirica (Itapecirica), Guacarí, Marupatiji e Acaiinha.".

  • Nota: O 'Guacaĩ' é acima citado como Guaçari .






Citação deste verbete
Autor do verbete: Levy Pereira
Como citar: PEREIRA, Levy. "Guacaĩ". In: BiblioAtlas - Biblioteca de Referências do Atlas Digital da América Lusa. Disponível em: http://lhs.unb.br/atlas/Guaca%C4%A9. Data de acesso: 4 de maio de 2024.


Baixe a referência bibliográfica deste verbete usando

BiblioAtlas recomenda o ZOTERO

(clique aqui para saber mais)



Informar erro nesta página