Ações

Guaratĩba (barra)

De Atlas Digital da América Lusa

Guaratĩba (barra)

Geometria

Coleção Levy Pereira


Guaratĩba

'Gartube' no MBU.

Barra sul (primeira entrada) no 'Parapĩtinga ou Rio de S.Francifco' (Rio São Francisco).


Natureza: barra de rio.


Mapa: PRÆFECTURA DE CIRÎÎĬ, vel SEREGIPPE DEL REY cum Itâpuáma.


Capitania: CIRÎÎĬ.


Nomes históricos: Guaratĩba; Lagoa garatuba; Gartube; GartubԐ; garitoebú; ß. ∂Ԑ Caratuba; ߪ. ∂Ԑ Garatuba.


Nome atual: Garatuba.

  • Interpreta-se 'Guaratĩba' como a foz do Rio Parapuca, denominação do canal sul do estuário do Rio São Francisco, ou seja, o nome de sua barra. As referências históricas a tratam como lagoa, rio, ilha, baia, barra e povoado.
  • Nas imediações da barra do Rio Parapuca há o povoado de Garatuba - vide mapa IBGE Geocódigo 2804904 Pacatuba-SE.

Citações:

►Mapa RSF (Albernaz, 1626/1627) RIO DE SÃO FRANCISCO, plotada, assinalada com a letra T, 'T - Lagoa garatuba de grandes pescarias', na foz, m.d. do 'RIO DE SÃO FRANCISCO', desenhada como uma grande lagoa não ligada ao rio, e com canal de desague direto no Oceano.

►Mapa BA (IAHGP-Vingboons, 1640) #36 CAPITANIA DO BAHIA DE TODOS SANCTOS, plotada, 'GartubԐ', no estuário, e na m.d. do 'Rº Francisco' (Rio São Francisco).

►Mapa BRASILIA (IAHGP-Vingboons, 1640) #38 CAERTE VAN BRASILIA plotada, 'ß. ∂Ԑ Caratuba.' (Barra/Baia de Garatuba), no estuário, e na m.d. do 'Rº. ∂Ԑ ƒrancisco' (Rio São Francisco).

►Mapa PE-M (IAHGP-Vingboons, 1640) #39 CAPITANIA DO PHARNAMBOCQVE, plotada, 'ߪ. ∂Ԑ Garatuba', no estuário, e na m.d. do 'Rº. St. ƒrancisco' (Rio São Francisco).

►Mapa Y-25 (4.VEL Y, 1643-1649) De Cust van Brazil tusschen Rio Vassabara ende Rio St. Antonij Mimijn, plotada, 'garitoebú:', na barra do 'Rº: St. francisco:', lado sul.

(Sousa, 1587), pg. 65:

"Do rio de São Francisco ao de Guaratiba são duas léguas, no qual entram barcos da costa e tem este rio na boca uma ilha, que é a que vem da ponta da barra do rio de São Francisco; este rio se navega pela terra adentro três léguas, e faz um braço na entrada junto do arrecife, por onde entra o salgado até entrar no rio de São Francisco uma légua da barra, por onde vão os barcos de um rio ao outro, o qual braço faz a ilha declarada. Do rio de Guaratiba a sete léguas está um riacho a que chamam de Aguaboa, pelo ela ser, o qual, como chega perto do salgado, faz uma volta ao longo dele, fazendo uma língua de terra estreita entre ele e o mar, de uma légua de comprido, e no cabo desta légua se mete o mar; ...".

(Guaraná, 1916), pg. 306:

"GARATUBA — Ilha e Povoado em Pacatuba. ... Gara por guará; tuba ou tyba — abundância: lugar freqüentado por guarás.".

(Câmara Cascudo, 1956), pg. 145:

"Pelo litoral, sem recursos duráveis, a morada é fortuita. Nenhum sinal de gente na Ilha dos Pássaros (Reygers eylandt) no braço do S. Francisco, antes de Guaratiba. Daí, até S. Christophle, é o areal.".






Citação deste verbete
Autor do verbete: Levy Pereira
Como citar: PEREIRA, Levy. "Guaratĩba (barra)". In: BiblioAtlas - Biblioteca de Referências do Atlas Digital da América Lusa. Disponível em: http://lhs.unb.br/atlas/Guarat%C4%A9ba_(barra). Data de acesso: 27 de abril de 2024.


Baixe a referência bibliográfica deste verbete usando

BiblioAtlas recomenda o ZOTERO

(clique aqui para saber mais)



Informar erro nesta página