Ações

Mondaĩ ou Alagoa de Norte

De Atlas Digital da América Lusa

Edição feita às 17h27min de 19 de julho de 2016 por Levypereira (disc | contribs)

(dif) ← Versão anterior | ver versão atual (dif) | Versão posterior → (dif)

Coleção Levy Pereira


Mondaĩ ou Alagoa de Norte

'Allagoa de Nort' no MBU.

Lagoa fluvial de grande porte formada pelo 'Mondaĩ' (Rio Mundaú) e situada próxima e ao norte da 'Paraĩgèra ou Algoa de Sal' (Lagoa Manguaba).


Natureza: lagoa.


Mapa: PRÆFECTURÆ PARANAMBUCÆ PARS MERIDIONALIS.


Capitania: PARANAMBVCA.


Nomes históricos: Mondaĩ; Alagoa de Norte; Alagoa ∂Ԑ Nor∂t; a Lagoa ∂Ԑ Noor∂; Allagoa de Nort; Alagoa do Norte; Lagoa do Norte.


Nome atual: Lagoa Mundaú (ou Lagoa do Norte).

As grandes lagoas Mundaú e Manguaba formam o sistema lacustre denominado Alagoas, que dá nome, segundo Walbeeck e Moucheron, ao distrito entre o Rio de São Miguel e o Rio de Santo Antônio Grande.

A região no entorno da Mundaú constituia uma área denominada Alagoa do Norte, onde situa-se a povoação de 'S. Luzia' (atual cidade de Santa Luzia do Norte - AL).

Citações

►Mapa RSF (Albernaz, 1626/1627) RIO DE SÃO FRANCISCO, desenhada, lagoa assinalada com a letra G, 'G - Lagoa do Norte cõ dous Engenhos'.

►Mapa PE (Albernaz, 1626/1627) CAPITANIA DE PERNÃOBVCO, desenhada parcialmente, sem nome, com barra ao sul de 'Iaragua' (Porto de Jaragua).

►Mapa BA (IAHGP-Vingboons, 1640) #36 CAPITANIA DO BAHIA DE TODOS SANCTOS, plotada, 'a Lagoa ∂Ԑ Noor∂', desaguando no Oceano pelo 'R Alagoas'.

►Mapa BRASILIA (IAHGP-Vingboons, 1640) #38 CAERTE VAN BRASILIA plotada, 'Alagoa ∂Ԑ Nor∂t.', desague pelo 'Rº. ∂os Allagoas'.

►Mapa PE-M (IAHGP-Vingboons, 1640) #39 CAPITANIA DO PHARNAMBOCQVE, plotada, 'Alagoa ∂Ԑ Nor∂t.', desague pelo 'Rº. ∂os Allagoas'.

►Mapa Y-25 (4.VEL Y, 1643-1649) De Cust van Brazil tusschen Rio Vassabara ende Rio St. Antonij Mimijn, plotada, sem nome, formada pelo 'Rº Allegoas:'.

(Walbeek & Moucheron, 1643):

@ pg. 123:

"As alagoas, ou lagoas propriamente ditas, das quais procede o nome desse distrito, são duas, a do Norte e a do Sul, tendo ambas a mesma barra, e demoram na altura de 9º e 3/4 de latitude meridional.".

@ pg. 127-128:

"A lagoa do Norte (que não é menos piscosa que a do Sul) foi dada com as suas terras circunvizinhas por Duarte de Albuquerque a Miguel Gonçalves Vieira, Provedor da Fazenda d'el Rei, pois ditas terras estavam compreendidas na doação que se lhe fez de cinco léguas ao longo da costa, de Paripueira para o Sul, e de dez léguas para o sertão (8). Assim como Duarte Soares distribuiu as terras da lagoa do Sul, o Provedor distribuiu as do Norte a diferentes pessoas em dez datas, sendo cinco na parte do norte e outras tantas na do sul; mas os donatários tendo-se passado para o inimigo durante a guerra, todas essas terras (que têm a mesma natureza das da lagoa do Sul) estão vagas e inteiramente incultas, pois não ficaram ali senão as pessoas declaradas na lista que vai abaixo, e essas residem na parte do sul da lagoa, onde têm dois pesqueiros, estando despovoada a parte do norte. ".

(Gonsalves de Mello, 1985), Nota (8), pg. 138:

"(8) Miguel Gonçalves Vieira foi nomeado Provedor da Fazenda Real por título datado de 26 de agosto de 1577, Torre do Tombo, Chancelaria de D. Sebastião, livro 37 fls. 282. Não é conhecido o texto da sesmaria pela qual recebeu em doação as terras aqui mencionadas. ".

(Câmara Cascudo, 1956):

@ pg. 155:

"Miguel Gonçalves Vieira era dono da Alagoa do Norte, a Mundaú. Dessa posse, Vieira destacou um quinhão de légua-em-quadra para Antônio Martins Ribeiro, em 13 de abril de 1610, à margem do Mundaú. Ribeiro funda Santa Luzia de Siracusa, Santa Luzia do Norte atualmente.".

@ pg. 159:

"Como se vê, as Alagoas holandesas não se apartavam da orla verde das lagoas onde se fixara a sociedade agrícola.".

@ pg. 164:

"O Rio das Lagoas é o Mundaú. Barléu escreve-lhe o nome vulgar da época. O desenho tenta reproduzir, no contorno geral, as duas lagoas famosas, a Paraigera ou Alagoa do Sul (Manguaba) e a Mondai ou Alagoa do Norte (Mundaú). Não nomeia os canais que as ligam, o Remédios e o Siriba.

...

Na Alagoa do Norte desaguam, à direita, o Potiguaçutiba, no centro, o Mondai, Mundaú e à esquerda, o Carrapato.".






Citação deste verbete
Autor do verbete: Levy Pereira
Como citar: PEREIRA, Levy. "Mondaĩ ou Alagoa de Norte". In: BiblioAtlas - Biblioteca de Referências do Atlas Digital da América Lusa. Disponível em: http://lhs.unb.br/atlas/Monda%C4%A9_ou_Alagoa_de_Norte. Data de acesso: 20 de novembro de 2019.


Baixe a referência bibliográfica deste verbete usando

BiblioAtlas recomenda o ZOTERO

(clique aqui para saber mais)



Informar erro nesta página