Ações

Pto. das Galinhas (porto)

De Atlas Digital da América Lusa

(Diferença entre revisões)
(Criou página com 'Coleção Levy Pereira Pto. das Galinhas '''Natureza:''' porto '''Mapa:''' PRÆFECTURÆ PARANAMBUCÆ PARS BO...')
 
m (Substituindo texto ' {| . | align="center" style="background:#f4d485;"|'''''Citação deste verbete''''' |- |- | '''Autor do verbete:''' Levy Pereira '''Como citar:''' PEREIRA, Levy . "Substituir texto". In: BiblioAtlas - Biblioteca de Referências do A)
Linha 56: Linha 56:
  
  
{{citacao1}} Levy Pereira{{citacao2}} PEREIRA, Levy {{citacao3}}
+
{{Citar|nome=Levy|sobrenome=Pereira}}
 +
 
 +
{{Ref|nome=Levy|sobrenome=Pereira}}
 +
 
 +
[[Category: Coleção Levy Pereira]]

Edição de 12h17min de 8 de janeiro de 2013

Coleção Levy Pereira


Pto. das Galinhas


Natureza: porto


Mapa: PRÆFECTURÆ PARANAMBUCÆ PARS BOREALIS, una cum PRÆFECTURA de ITÂMARACÂ


Capitania: PARANAMBVCA

Porto ao norte da 'Pta. De Çaranambi' (Ponta de Serrambi-PE).

Não está marcado com o símbolo de porto no BQPPB.


Nome atual: Porto de Galinhas, no litoral do município de Ipojuca-PE.

Nome histórico:' Pto. das Galinhas.

Citações

►Mapa PE (Orazi, 1698) PROVINCIA DI PERNAMBVCO, plotado, 'Pto. das Galinhas', ao norte do 'Pta. di Caranambi'.

►(Sousa, 1587), pg.

"CAPÍTULO XVIII

Em que se declara a costa do cabo e rio do Ipojuca até o rio de São Francisco.

Já fica dito como se mete o rio de Ipojuca como o do Cabo ao entrar no salgado, agora digamos como dele ao porto das Galinhas são duas léguas. A terra que há entre este porto e o rio de Ipojuca é toda alagadiça. Neste porto e rio das Galinhas entram barcos da costa. Do rio das Galinhas à ilha de Santo Aleixo é uma légua, ...".

►(Câmara Cascudo, 1956), pg. 183:

"Marecay (Maracaípe) e o Ipouica (Ipojuca) limitam uma grande ilha, com povoações de Sant'Antônio e São Francisco, com os portos das Galinhas e dos Pescadores. ".

►(Pereira da Costa, 1951):

@ Volume 2, Ano 1632, pg. 588:

"NOVEMBRO 19 — Testamento de Francisco Dias Delgado, de mão comum com sua mulher D. Catarina Morena, celebrado na sua propriedade do Porto de Galinhas, pelo qual vincularam toda ela à capela de N. S. da Conceição da igreja do convento de S. Francisco, da freguesia de S. Miguel de Ipojuca, da qual eram padroeiros, ...".

@ Volume 2, Ano 1632, pg. 589:

"As terras da propriedade do Porto das Galinhas foram, originariamente, doadas pelos donatários da capitania a Bento Maciel Parente, que militara com muita distinção no Brasil, e foi depois governador do Pará e Maranhão, e a quem comprou Francisco Dias Delgado, antes da invasão holandesa, em 1630, indo logo ocupar as suas terras com sua família, e nas quais levantou casas, sítios, e pesqueiras, e cuidou da sua agricultura, particularmente plantando um extenso coqueiral .

Vem daí o povoado do Porto de Galinhas, cujas terras são já assim denominadas por Gabriel Soares em fins do século XVI. Fica ao sul do Cabo de Santo Agostinho, e é particularmente descrito por Vital de Oliveira no seu Roteiro da costa do Brasil.".






Citação deste verbete
Autor do verbete: Levy Pereira
Como citar: PEREIRA, Levy. "Pto. das Galinhas (porto)". In: BiblioAtlas - Biblioteca de Referências do Atlas Digital da América Lusa. Disponível em: http://lhs.unb.br/atlas/Pto._das_Galinhas_(porto). Data de acesso: 28 de abril de 2024.


Baixe a referência bibliográfica deste verbete usando

BiblioAtlas recomenda o ZOTERO

(clique aqui para saber mais)



Informar erro nesta página