Ações

Santos

De Atlas Digital da América Lusa

Edição feita às 09h05min de 20 de janeiro de 2015 por Lana.sato (disc | contribs)

(dif) ← Versão anterior | ver versão atual (dif) | Versão posterior → (dif)

Santos

Geometria

{{Verbete|nome=|sobrenome=|verbete=A Vila de Santos foi fundada em 1546 por Brás Cubas, loco-tenente de Martim Afonso de Sousa.

Histórico

A Vila do Porto de Santos estava localizada na ilha de São Vicente, em uma região denominado pelos índios Guainazes de [[Enguaguaçu] [1]. Essa região, devido a sua geografia favorável a navegação, era utilizada como lugar de desembarque para os marinheiros que estavam indo a vila de São Vicente. Nos primeiros anos de povoamento desta território, Pascoal Fernandes Genovês e Domingos Pires fizeram sociedade e situaram-se em Enguaguaçu na margem do canal, que Martim Afonso de Sousa nomeou como rio de São Francisco na sesmaria de Pedro de Góis. Genovês e [[Domingos Pires|Pires] abriram o caminho da região de Santos a São Vicente [2] . Frei Gaspar da Madre de Deus, em sua obra Memórias para a História da Capitania de São Vicente, diz que essa nova povoação andou a passos largos e que moradores do rio da Bertioga, os da terra firme mais chegada a Enguaguaçu, muitos da ilha de Santo Amaro e vários da outra de São Vicente fizeram casas nesta região. Madre de Deus diz que [3]:

Aspa1.png Como pois junto a ela ancoravam os navios, que vinham para S. Vicente, a ali descarregavam; e o mesmo faziam os moradores da ilha de Santo Amaro, Bertioga, e Terra Firme, que das suas roças vinham para a vila em canoas, e não queriam ir embarcados até S. Vicente, os quais saltavam em terra na povoação, e dali caminhavam para S. Vicente pela estrada, que Pascoal Fernandes, e Domingos Pires tinham aberto; por este modo deram o nome de Porto à dita povoação, querendo dizer com esta palavra, que ela era porto da Vila de S. Vicente. Frei Gaspar da Madre de Deus indica que essa região só ficou conhecida como Porto de Santos depois que Brás Cubas edificou uma igreja com o título de Nossa Senhora da Misericórdia e junto a ela um hospital que tinha por apelido Santos. Desta forma, o título que era apenas do hospital popularizou-se na população e aquele território começou a ser chamado de Porto de Santos. Aspa2.png
{{{fonte}}}

A povoação da Porto de Santos, em seus primeiros anos, era subordinada a vila de São Vicente. No dia 08 de junho de 1545, Brás Cubas começou a ser capitão-mor e uma de suas primeiras ações foi conceder foro de vila ao Porto de Santos em 1546. A vila de Santos ficou sob a jurisdição da Capitania de São Vicente e posteriormente da Capitania de São Paulo e Minas de Ouro. Entre 1714 e 1721 esta vila ficou sob a jurisdição do governador do Rio de Janeiro e apenas com a nomeação de Rodrigo César de Meneses em 1721 como governador da Capitania de São Paulo a Vila de Santos voltou a pertencer a jurisdição de São Paulo.

   }}

Erro de citação: existem marcas <ref>, mas nenhuma marca <references/> foi encontrada