Ações

Ĩanípatiua

De Atlas Digital da América Lusa

Coleção Levy Pereira


Ĩanípatiua

Lagoa isolada na m.d. do 'Parapĩtinga ou Rio de S.Francifco' (Rio São Francisco), a montante da 'A des pedras' (Rio Gararu).


Natureza: lagoa.


Mapa: PRÆFECTURA DE CIRÎÎĬ, vel SEREGIPPE DEL REY cum Itâpuáma.


Capitania: CIRÎÎĬ.


Nomes históricos: Ĩanípatiua; Ianipatiua; Genipatuba.


Nome atual: Lagoa de Jenipatuba.

Nas suas margens está o povoado de Jenipatuba, município de Gararu-SE.

Citações:

(Câmara Cascudo, 1968), pg. 141:

"Vê-se agora o segundo curral, hier Cordeiro, pertencente ao colono Papen, Papen curral, o Ianipatiua, Genipatuba naturalmente, na curva de um afluente com uma lagoa A des Pedras, talvez Intans; outro curral com denominação que traduz caraterística local, Steenen curral, curral das Pedras, Gararu hoje.".

  • Nota:

No BQPPB há, na m.d. do 'Parapĩtinga ou Rio de S.Francifco', o 'A des pedras', rio sem lagoa, seguido, rio acima, de duas lagoas isoladas, a mais a oeste a 'Ĩanípatiua', o curral 'ᵭ. Hier Cordeiro Papencurral' e o 'Rº da porteĩra', rio esse originado numa lagoa.

Esse 'Rº da porteĩra' fica a oeste e dista mais de 3 Km da Serra da Intãs, onde há a Lagoa da Porteira, também conhecida como Lagoa da Intãs.

(Sampaio, 1905), pg. 14:

"As povoações de Maria Pereira, Curral de Pedras, Genipatuba, N. S. do Ó, Jacobina, N. S. dos Prazeres, Lagoa Funda, Limoeiro, S. Pedro e Mocambo erguidas à direita e à esquerda, ora na margem alagoana, ora na sergipana, continuam a série pitoresca que atrás assinalamos e que se prolonga com o mesmo aspecto nas edificações e nas culturas, apenas diferenciado no relevo mais acentuado da paisagem, até Pão d'Açúcar onde devíamos pousar.".






Citação deste verbete
Autor do verbete: Levy Pereira
Como citar: PEREIRA, Levy. "Ĩanípatiua". In: BiblioAtlas - Biblioteca de Referências do Atlas Digital da América Lusa. Disponível em: http://lhs.unb.br/atlas/%C4%A8an%C3%ADpatiua. Data de acesso: 29 de março de 2020.


Baixe a referência bibliográfica deste verbete usando

BiblioAtlas recomenda o ZOTERO

(clique aqui para saber mais)



Informar erro nesta página