Ações

Capitania de Rio Grande

De Atlas Digital da América Lusa

Coleção Levy Pereira

Capitania de Rio Grande


Natureza: Capitania


Mapa: MARITIMA BRASILIÆ UNIVERSÆ


Capitania: Rio Grande


  • A Capitania do Rio Grande constituiu o segundo lote de capitanias hereditárias doado por Dom João III de Portugal em 1531, e reverteu à posse da Coroa em 1570.
  • No mapa PRÆFECTURÆ DE PARAIBA, ET RIO GRANDE, de Margrave, a divisa ao sul está no litoral na altura das Vpabuna (lagoas) (entre o rio Camaratuba e o rio Guajú).
  • No litoral norte este limite não está desenhado e assume-se, baseado em outras fontes, que estaria na foz do rio Jaguaribe.


Citação:

(Câmara Cascudo, 1955):

"A Capitania do Rio Grande, com cem léguas, foi doada a João de Barros, feitor das Casas de Mina e da Índia, a qual foi aglutinada com cinqüenta léguas doadas a Aires da Cunha e setenta e cinco léguas doadas a Fernão Álvares de Andrade, perfazendo um total de duzentos e vinte e cinco léguas de terras, cujos limites não são muito claros, em função do desaparecimento da Carta de Doação".








Citação deste verbete
Autor do verbete: Levy Pereira
Como citar: PEREIRA, Levy. "Capitania de Rio Grande". In: BiblioAtlas - Biblioteca de Referências do Atlas Digital da América Lusa. Disponível em: http://lhs.unb.br/atlas/Capitania_de_Rio_Grande. Data de acesso: 20 de setembro de 2019.


Baixe a referência bibliográfica deste verbete usando

BiblioAtlas recomenda o ZOTERO

(clique aqui para saber mais)



Informar erro nesta página