Ações

Guitiĩba de Carirí

De Atlas Digital da América Lusa

Guitiĩba de Carirí

Geometria

Coleção Levy Pereira


Guitiĩba de Carirí

Acampamento tapuia na região ao norte do 'Parapĩtinga ou Rio de S.Francifco' (Rio São Francisco), a oeste do 'Pĩaçĩca' (Rio Boacica-Riacho da Ilha) e a oeste do 'Guĩtîĩpa' (Rio Itiuba).


Natureza: acampamento tapuia.


Mapa: PRÆFECTURA DE CIRÎÎĬ, vel SEREGIPPE DEL REY cum Itâpuáma.


Capitania: PARANAMBVCA.


Nome histórico: Guitiĩba de Carirí.


Nome atual: não há mais acampamento de indígenas e a área foi reocupada - possivelmente estava localizado onde hoje é o povoado de Palmeira dos Negros, município de Igreja Nova-AL.

Citação:

(Câmara Cascudo, 1956), pg. 162:

"Começam os domínios de Belch. Aluares, Belchior Alvares Camelo, Io Alcaide-Mór de Penedo, latifundiário do S. Francisco, nas praias e terra a dentro. Para o centro, a Guitiiba de Cariri, aldeiamento indígena, possivelmente de Cariris aliados. ".


Notas:

1) O símbolo no mapa [PRÆFECTURA DE CIRÎIĬI vel SEREGIPE DEL REY cum Itâpuáma] usado neste topônimo difere do utilizado para acampamento tapuia ou aldeia de índios nos outros mapas, e não consta no 'NOTULARUM EXPLICATIO' - assume-se ser um acampamento tapuia pela menção à tribo dos Cariris;

2) O nome do topônimo, 'Guitiĩba de Cariri' induz a se posicionar este topônimo mais próximo ao rio Itiúba, o que não se fez por observar a forma do caminho, que deve estabelecer aproximadamente um ângulo reto, o que definiu o posicionamento probabilístico atribuído para ambos.






Citação deste verbete
Autor do verbete: Levy Pereira
Como citar: PEREIRA, Levy. "Guitiĩba de Carirí". In: BiblioAtlas - Biblioteca de Referências do Atlas Digital da América Lusa. Disponível em: http://lhs.unb.br/atlas/Guiti%C4%A9ba_de_Carir%C3%AD. Data de acesso: 25 de abril de 2024.


Baixe a referência bibliográfica deste verbete usando

BiblioAtlas recomenda o ZOTERO

(clique aqui para saber mais)



Informar erro nesta página