Ações

I. da Mi∫ericordia

De Atlas Digital da América Lusa

Coleção Levy Pereira


I. da Mi∫ericordia

Ilha fluvial no canal de desague da 'Paraĩgèra ou Algoa de Sal' (Lagoa Manguaba), ao sul da 'Barra das Lagoas'.


Natureza: ilha.


Mapa: PRÆFECTURÆ PARANAMBUCÆ PARS MERIDIONALIS.


Capitania: PARANAMBVCA.


Nomes históricos: I. da Mi∫ericordia; Ilha da Misericórdia; Massagueina; Massagueira.


Nome atual: Ilha de Santa Rita.

Possivelmente no século XVII essa ilha fosse um pouco menor do que hoje, pois aparentemente cresceu para o norte com o correr do tempo, e incorporou duas ilhotas formadas por canais secundários no seu lado leste.

Citações:

(Bullestrat, 1642), pg. 172:

"Tratei de averiguar o que havia a respeito da ilha da Misericórdia e verifiquei que a mesma havia sido doada anteriormente aos pobres dali e para proveito deles e também para os que, de passagem, vindo do Rio São Francisco, conduzem gado, os quais de ordinário se servem dela para refrescar os animais, de modo que a mesma não está a serviço de ninguém em particular. Doada a uma instituição particular que a possui, as pessoas que a procuram de passagem devem pagar alguma coisa, porque disto não pode ela prescindir (58). ";

(Gonsalves de Mello, 1985), Nota (58), pg. 195:

"(58) A Ilha da Misericórdia está representada no mapa de Marcgrave já aqui citado. ".

(Walbeek & Moucheron, 1643):

@ pg. 125:

"Essa igreja foi feita por certo João Esteves, que era senhor da ilha Massagueina, sita abaixo entre as duas lagoas, da qual era ele o senhor e foi dada à Misericórdia. ".

@ pg. 128:

"As ilhotas que ficam para a parte da barra entre as duas lagoas são as seguintes:

A ilha Massagueira, dado por João Esteves à Misericórdia. Precario, habitada por Manuel de Caldas, tem pasto para 300 a 400 animais e terras próprias para mandioca. ".

(Câmara Cascudo, 1956), pg. 164:

"Na Paraigera fixa a ilha dos Porcos, na extremidade meridional e, antes da comunicação, a grande ilha da Misericórdia, a Santa Rita certamente, com três e meio sobre sete quilômetros de superfície.".






Citação deste verbete
Autor do verbete: Levy Pereira
Como citar: PEREIRA, Levy. "I. da Mi∫ericordia". In: BiblioAtlas - Biblioteca de Referências do Atlas Digital da América Lusa. Disponível em: http://lhs.unb.br/atlas/I._da_Mi%E2%88%ABericordia. Data de acesso: 25 de fevereiro de 2020.


Baixe a referência bibliográfica deste verbete usando

BiblioAtlas recomenda o ZOTERO

(clique aqui para saber mais)



Informar erro nesta página