Ações

Barra das Lagoas

De Atlas Digital da América Lusa

Coleção Levy Pereira


Barra das Lagoas

Barra do 'R. das Lagoas' (Rio Mundaú) entre 'Pto. France∫e' (Porto do Frances) e 'Pta Iaragea' (Ponta de Jaragua).


Natureza: barra; foz de rios.


Mapa: PRÆFECTURÆ PARANAMBUCÆ PARS MERIDIONALIS.


Capitania: PARANAMBVCA.


Nomes históricos: Barra das Lagoas; Barra dalagoa do Norte.


Nome atual: a barra está obstruída e mudou-se para o sul da sua posição original.


Notas:

Há indícios de que a barra desenhada no BQPPB e outros mapas coevos foi obstruída, e mudou-se para o local onde hoje está:

1) a barra atual é denominada BARRA NOVA;

2) o BQPPB mostra que a foz era mais próxima à 'Mondaĩ ou Alagoa de Norte';

3) o BQPPB mostra que a barra era em frente de uma abertura relativamente grande na linha de recifes;

4) o canal a oeste da Ilha dos Remédios é denominado CANAL VELHO;

5) o recife que está em frente da Barra Nova, e fecha a saída do rio, direcionado seu fluxo paralelo á costa e em direção ao norte, é denominado Recife da Barra da Lagoa;

6) a praia ao sul da barra atual é denominada PRAIA DA BARRA NOVA.

Citações:

►Mapa RSF (Albernaz, 1626/1627) RIO DE SÃO FRANCISCO, desenhada, assinalada com a letra E, 'E - Barra de Saõ Miguel', na barra do rio de desague das lagoas assinaladas com as letras I, 'I - Lagoa do Sul cõ muitas canas dasucar' (Lagoa Manguaba) e G, 'G - Lagoa do Norte cõ dous engenhos' (Lagoa Mundaú).

  • Nota: essa designação pode eventualmente ser um engano, pois o 'Rio Saõ Miguel abŭdãte de mta. couza' está identificado com a letra L.

►Mapa (Albernaz, 1640) fol. 62, 'Rio Sirigipe Emque entraõ naos Grosas Cõ piloto da Terra―Santo Atº. pequeno', imagem PT-TT-CRT-162-m0111, ubicada, 'Barra dalagoa do Norte cõ 12 Palmos de Agoas', entre o 'Porto dos Francezes Emtraçe pola banda do Sul podē surgir nele Naos Grosas' (Praia do Francês), e a barra do 'Rio Doce' (Riacho Reginaldo).

(Laet, 1637):

@ Interrogação de Bartolomeu Peres, e situação ao redor e perto de Pernambuco, tanto ao sul como ao norte, pg. 130:

"Duas léguas além está o rio Santo Antônio. ...

Sete léguas além, há uma lagoa no interior, Alagoa chamada, onde desde o mar se veleja por um rio por oito léguas até chegar a ela; mas é um rio ou porto muito difícil de entrar. Ao redor desta lagoa e rio há abundância de farinha, que é mandada na sua totalidade para o exército de Albuquerque. Os barcos costumaram navegar por este rio para transportar a farinha e o tabaco ao Cabo de Santo Agostinho. Três léguas além, encontra-se o rio São Miguel.".

@ Descrição do Brasil desde o Recife de Pernambuco ao sul até o Rio São Miguel, pelo capitão Willem Jansz, pg. 172-173:

"De Santo Antônio Grande ao Rio da Alagoa são 2 léguas. É um rio limpo. Na entrada há 14 a 15 pés de água, mas deve-se entrar e sair dele com águas quietas. Aqui há uma baía como em Setúbal (1), de maneira que é preciso ter cuidado.".

►Nota do tradutor, Teensma, B. N., nessa mesma página:

"1 No manuscrito, Rouen, que é corruptela do neerlandês St. Uven, que em português corresponde a Setúbal.".

(Walbeek & Moucheron, 1643), pg. 123-124:

"As alagoas, ou lagoas propriamente ditas, das quais procede o nome desse distrito, são duas, a do Norte e a do Sul, tendo ambas a mesma barra, e demoram na altura de 9º e 3/4 de latitude meridional. Nas grandes marés têm somente dez ou doze pés d'água, de modo que não podem servir senão a barcos pequenos ou de pouco calado, tanto mais quanto o vento, soprando direta e constantemente do mar sobre a barra, faz quebrar constantemente o mar sobre ela, e assim a saída torna-se ainda mais difícil, porque só pode efetuar-se com vento de terra e de maré cheia, devendo aguardar-se o concurso dessas duas condições. ".






Citação deste verbete
Autor do verbete: Levy Pereira
Como citar: PEREIRA, Levy. "Barra das Lagoas". In: BiblioAtlas - Biblioteca de Referências do Atlas Digital da América Lusa. Disponível em: http://lhs.unb.br/atlas/Barra_das_Lagoas. Data de acesso: 16 de setembro de 2019.


Baixe a referência bibliográfica deste verbete usando

BiblioAtlas recomenda o ZOTERO

(clique aqui para saber mais)



Informar erro nesta página