Ações

Iamoa

De Atlas Digital da América Lusa

Coleção Levy Pereira


Iamoa

Ilhas formadas por braços do 'Pirari' (Rio Pirari).


Natureza: ilha fluvial.


Mapa: PRÆFECTURÆ DE PARAIBA, ET RIO GRANDE.


Capitania: RIO GRANDE.


Nome histórico: Iamoa.


Nome atual: ?


Etimologia:

Termo de origem tupi, possivelmente com grafia derivada de iapuá, termo interpretado por (Câmara Cascudo, 1968), pg. 91:

"IAPUÁ: - ... de iapoi, água empoçada, pântano. Igapó".

Esta parece ser uma boa descrição do terreno dessas ilhas.

Citação:

(Câmara Cascudo, 1956), pg. 238:

"Um afluente do Curimataú é o Iamoa. Não sendo esse Iamoa a grafia errada do futuro Uruá, onde se fixou em 1859 a sede municipal de Canguaretama, não há vestígios outros.".

  • Notas:

1) adota-se, neste estudo, a interpretação de que esse afluente é o 'Pirari' (Rio Pirari), ainda que o topônimo esteja escrito no BQPPB relativamente longe do desenho desse rio, priorizando a interpretação etimológica.

2) um testemunho da dinâmica das águas nesse vale é a cidade de Pedro Velho-RN, que foi relocada do antigo povoado Cuitezeiras, que ficava às margens do rio Curimataú, e que hoje corre afastado mais de 1 Km ao norte da abandonada vila.

(Câmara Cascudo, 1968), pg. 233:

"Cuitezeiras estava ligada à capital da Província. O tráfego ferroviário animava a todos. A criação da Vila impunha-se. Foi feita. Possuía edifício da Intendência, mercado, feira, Capela de Santa Rita, cemitério, os primeiros alinhamentos nas ruas. Era agora o regime republicano. Cuitezeiras produzia 300 toneladas de algodão. Tinha 20 fazendas de criação, dois engenhos de açúcar, dois descaroçadores. Construíram uma parada. Na noite de 13/14 de maio de 1901 o Curimataú avançou as águas e destruiu a Vila, casas, gado, plantios, depósitos. Só não carregou a coragem. A população instalou-se num plaino elevado e recomeçou a faina de criar outra Vila. A 17 de dezembro de 1901 benziam o Cruzeiro e a feira era inaugurada. Em setembro do ano seguinte veio a transferência e a oficialização da VILA NOVA DE CUITEZEIRAS.".

Em 1907 essa nova vila recebeu o nome de Pedro Velho, homenagem a um político norte-riograndense.







Citação deste verbete
Autor do verbete: Levy Pereira
Como citar: PEREIRA, Levy. "Iamoa". In: BiblioAtlas - Biblioteca de Referências do Atlas Digital da América Lusa. Disponível em: http://lhs.unb.br/atlas/Iamoa. Data de acesso: 4 de abril de 2020.


Baixe a referência bibliográfica deste verbete usando

BiblioAtlas recomenda o ZOTERO

(clique aqui para saber mais)



Informar erro nesta página