Ações

Pirari

De Atlas Digital da América Lusa

Coleção Levy Pereira


Pirari

Rio, afluente m.d. do 'Curematai' (Rio Curimatau).


Natureza: rio.


Mapa: PRÆFECTURÆ DE PARAIBA, ET RIO GRANDE.


Capitania: RIO GRANDE.


Nomes históricos: Rio Pirari (Parari, Pyrary).


Nome atual: Rio Pirari.


Notas:

O rio Pirari consta no BQPPB, no entanto, o nome não foi escrito próximo ao seu traçado. Este rio está muito bem detalhado, com duas lagoas , a 'Tipijĩ' e a 'Tamoatâpuruâ', e duas ilhas, a 'Iamoa' e a 'Caraguatacanga'.

Possivelmente houve a captura do leito desse rio, no seu baixo curso, pelo Rio Curimatau - vide comentário em 'Iamoa'.

Citações:

►Mapa PB (IAHGP-Vingboons, 1640) #49 CAPITANIA DE PARAYBA - plotado como o rio 'R. Tipo∫oucq', afluente m.d. do 'R Carwataugh' (Rio Curimatau).

►Mapa RG (IAHGP-Vingboons, 1640) #51 CAPITANIA DE RIO GRANDE - plotado como o rio 'Rº Tipo∫oucq', afluente m.d. do 'R. Carwataugh' (Rio Curimatau).

  • Notas:

Há semelhanças entre a situação geográfica e entre os nomes dos rios 'Rº Tipo∫oucq' e e 'Rº MiapԐugh' nesse mapa com os rios 'Timboatadiba' e 'Miapeĩ' do BQPPB.

No entanto, adota-se a interpretação de que o 'Rº Tipo∫oucq' é o Pirari pela situação da aldeia 'PԐrarÿ A', plotada nesse mapa entre esses rios.

►Mapa PB (Orazi, 1698), plotado, sem nome.

(Câmara Cascudo, 1968), pg. 115:

"PIRARI: — Lugar em Pedro Velho, de pirá-r-i, rio do peixe. Em junho de 1767, Antônio de Souza Barros tinha "hum sitio chamado PYRARY a onde tem fabrica de hum engenho de fazer asucar".".






Citação deste verbete
Autor do verbete: Levy Pereira
Como citar: PEREIRA, Levy. "Pirari". In: BiblioAtlas - Biblioteca de Referências do Atlas Digital da América Lusa. Disponível em: http://lhs.unb.br/atlas/Pirari. Data de acesso: 23 de outubro de 2019.


Baixe a referência bibliográfica deste verbete usando

BiblioAtlas recomenda o ZOTERO

(clique aqui para saber mais)



Informar erro nesta página