Ações

Iguraçu

De Atlas Digital da América Lusa

Coleção Levy Pereira


Iguraçu

'R.Gara∫u' no MBU.

Rio com barra no 'Zuyder gadt' (Canal de Santa Cruz), ao sul de 'I. Itâmaracâ' (Ilha de Itamaracá).


Natureza: rio.


Mapa: PRÆFECTURÆ PARANAMBUCÆ PARS BOREALIS, una cum PRÆFECTURA de ITÂMARACÂ.


Capitania: PARANAMBVCA.


Nome atual: Rio Igarassu.


Nomes históricos: Iguraçu (Guarosu, Gara∫u, igarasou, Iguaraçu, Igaraçu, Igarassu); Riuier van Graʃsoú.

  • Esse rio, na sua foz, forma o Canal de Santa Cruz, ao sul da Ilha de Itamaraca.
  • No século XVI e XVII esse canal era conhecido como Rio Igarassu e assim foi citado na Carta de Doação da Capitania de Pernambuco e estabelece o limite no Oceano Atlântico entre as Capitanias de Pernambuco e a Capitania de Itamaraca.

Citações:

►Mapa IT (Albernaz, 1626/1627), plotado como 'Rio Guarosu', com barra no oceano, foz no canal sul da 'Ilha de Tamaraca'.

►Mapa IT (IAHGP-Vingboons, 1640) #43 CAPITANIA DE I. TAMARICA - plotado como 'Rº Garasú'. Sua barra, ao sul da ilha (sem nome nesse mapa, Ilha de Itamaraca) está na 'ß. ∂Ԑ Tamaraca'.

►Mapa Y-45 (4.VEL Y, 1643-1649) De Cust van Brazil tusschen Ponto Pommarel ende Cabo Blancko, plotado como 'Rº: igarasou', foz no canal sul da 'I Tammarÿca'.

►Mapa (HET EYLANT I. TAMMARICA, 1648), desenhado o trecho na sua foz, assinado com a letra F, 'F - Riuier van Graʃsoú', desaguando na 'HET SVYDER GADT'.

►Mapa IT (Orazi, 1698) PROVINCIA DI ITAMARACÁ, plotado como 'Iguaraçu', foz no canal sul da ilha 'ITAMARACÁ'.

►Mapa PE (Orazi, 1698) PROVINCIA DI PERNAMBVCO, plotado, 'Igarucu', foz no 'Zuider gadt', ao sul de 'Itamaraca'.

(Câmara Cascudo, 1956), pg. 185:

"Regista o rio Iguaraçu (Igarassú), com o Tabitinga (Tabatinga) à esquerda, o Itaiapu, Água Preta e Água Branca, e pela margem direita os rios Manicoara, Igaruçutinga e Igaraçupitanga, tomados da barra para as nascentes.".

(Melo, 1931), pg. 200:

"IGARASSU — (...) — Igara, canoa, assú, grande; canoa grande, barco. Nome dado pelos tabajaras aos barcos a vela procedentes do Velho Mundo. O topônimo é Igarassu (em alguns antigos escritores Garaçú, Garassú, Garazú) e não Iguarassu cuja tradução seria baia grande e não canoa grande — M. M.

...

IGUARASSÚ — V. Igarassu.".

(Pereira da Costa, 1951), Volume 1, Ano 1554, pg. 311, chegada de Duarte Coelho, primeiro donatário de Pernambuco:

"Em 9 de março de 1535 fundeou a armada no porto de Itamaracá, Duarte Coelho saltou com toda a sua gente nas margens do rio Igarassu, no sitio denominado dos Marcos, limite das suas terras com as de Itamaracá, e se recolheu a uma fortaleza de madeira que ali havia para guardar a feitoria do pau-brasil que existia, como refere Frei Vicente do Salvador.".






Citação deste verbete
Autor do verbete: Levy Pereira
Como citar: PEREIRA, Levy. "Iguraçu". In: BiblioAtlas - Biblioteca de Referências do Atlas Digital da América Lusa. Disponível em: http://lhs.unb.br/atlas/Igura%C3%A7u. Data de acesso: 4 de abril de 2020.


Baixe a referência bibliográfica deste verbete usando

BiblioAtlas recomenda o ZOTERO

(clique aqui para saber mais)



Informar erro nesta página