Geometria Ponto

Nossa Senhora da Conceição do Ribeirão do Carmo
Populacao > Freguesia
por volta de 1704 1711
Motim contra autoridades reais que repartiam terras minerais em Vila do Carmo
Populacao > Vila
Motim contra ouvidor em Ribeirão do Carmo
Conspiração escrava (tentativa de rebelião) na vila do Ribeirão do Carmo
Populacao > Vila
Expulsão do padre cônego João Vaz da Vila do Ribeirão do Carmo
Mariana
Populacao > Cidade
Conspiração Escrava
por Mariana Barcelos

A Vila de Nossa Senhora do Carmo de Albuquerque foi criada em 1711 e permaneceu com a mesma configuração territorial durante todo período colonial. Todavia, em 1745, quando a vila foi elevada a cidade, o nome do termo foi alterado para Mariana. A ocupação da região iniciou-se no final do século XVIII, quando a expedição de Lopes de Lima chegou à área e se estabeleceu perto de um ribeirão para minerar [1]. O sertanista chamou o ribeirão de Nossa Senhora do Carmo. Segundo Waldemar de Almeida Barbosa[2], os relatos da época mostram que o ouro produzido no ribeirão era volumoso e de excelente qualidade. Logo a região recebeu grande quantidade de pessoas atraídas pelas riquezas minerais. A área foi importante para a administração do Estado Português na região mineradora. A Vila de Nossa Senhora do Carmo de Albuquerque foi a primeira municipalidade, primeira capital e cidade das Minas Gerais. Entre 1703 e 1704 se tornou freguesia [3]. Em 8 de abril de 1711 o arraial foi elevado com o nome de Vila de Nossa Senhora do Carmo de Albuquerque. A municipalidade foi sede da capitania até 1720, quando a capital foi trasladada para Vila Rica. Já em 1745, a Coroa elevou a vila à categoria de cidade e criou o bispado de Mariana para cuidar da administração eclesiástica da região mineradora.

Palavras-Chave: Nossa Senhora do Ribeirão do Carmo, Nossa Senhora do Carmo de Albuquerque, Mariana, bispado de Mariana.

1. PIRES, Maria do Carmo. Termo de Vila de Nossa Senhora do Carmo/Mariana e suas freguesias no século XVIII. Casa de Vereança de Mariana, v. 300. In CHAVES, Cláudia Maria das Graças; PIRES, Maria do Carmo; MAGALHÃES, Sônia Maria de (organizadores). Casa de Vereança de Mariana: 300 anos de História da Câmara Municipal. Ouro Preto: Edufop/PPGHIS, 2012, p. 28
  2. BARBOSA, Waldemar de Almeida. Dicionário histórico e geográfico de Minas Gerais. 2. ed. Belo Horizonte: Itatiaia, 1995, p.195-197
  3. PIRES, Maria do Carmo. Termo de Vila de Nossa Senhora do Carmo/Mariana e suas freguesias no século XVIII. Casa de Vereança de Mariana, v. 300. In CHAVES, Cláudia Maria das Graças; PIRES, Maria do Carmo; MAGALHÃES, Sônia Maria de (organizadores). Casa de Vereança de Mariana: 300 anos de História da Câmara Municipal. Ouro Preto: Edufop/PPGHIS, 2012.

Autor do verbete: Mariana Barcelos
Como citar: BARCELOS, Mariana. "Nossa Senhora do Ribeirão do Carmo". In: BiblioAtlas - Biblioteca de Referências do Atlas Digital da América Lusa. Disponível em: http://lhs.unb.br/atlas/Nossa_Senhora_do_Ribeir%C3%A3o_do_Carmo. Data de acesso: 19 de março de 2024.