Ações

Poĩmimbaba (Engenho de bois com igreja)

De Atlas Digital da América Lusa

Poĩmimbaba (Engenho de bois com igreja)

Geometria

Coleção Levy Pereira


Poĩmimbaba

Engenho de bois com igreja no vale do rio 'Poĩmimbaba' (Rio Mumbaba).


Natureza: Engenho de bois com igreja.


Mapa: PRÆFECTURÆ DE PARAIBA, ET RIO GRANDE.


Capitania: PARAIBA.


Nome atual: ...


Nome histórico: Poĩmimbaba.

Esse engenho está sem o nome escrito próximo ao símbolo, assim, assume-se, como é frequente nesse mapa, que o engenho teria o nome do rio no vale do qual está construído, 'Poĩmimbaba' (rio Mumbaba).

Citação:

(Herckmans, 1639) RIAHGP, pg. 257-258, dá notícia dos engenhos do vale do Rio Mumbaba:

"O Gramame corre daquelle ponto para o oriente com o percurso de duas a tres léguas, e desagua no mar ao sul do cabo Branco, em cujos contornos moram vários pescadores. No interior o rio é tambem habitado por alguns Portuguezos, que vivem de plantar roças e fabricar farinha. Outr'ora tambem existiram dous engenhos ás margens deste rio em distancia de duas léguas da praia. Foram levantados por Jorge Thomas, senhor desse districto de Gramame; mas, como a canna de assucar não se dá bem nesta parte, deixaram os engenhos cahir em ruinas; ainda se vêem alguns pequenos restos de maçonaria. A terra está plantada de mandioca, e tombem produz milhos e tractos de terra, bem como se crea gado.".

Nota:

Não consta como engenho no mapa PB (IAHGP-Vingboons, 1640), nem nos escritos holandeses (Carpentier, 1635), (Nassau-Siegen; Dussen; Keullen - 1638) e (Dussen, 1640).






Citação deste verbete
Autor do verbete: Levy Pereira
Como citar: PEREIRA, Levy. "Poĩmimbaba (Engenho de bois com igreja)". In: BiblioAtlas - Biblioteca de Referências do Atlas Digital da América Lusa. Disponível em: http://lhs.unb.br/atlas/Po%C4%A9mimbaba_(Engenho_de_bois_com_igreja). Data de acesso: 29 de março de 2024.


Baixe a referência bibliográfica deste verbete usando

BiblioAtlas recomenda o ZOTERO

(clique aqui para saber mais)



Informar erro nesta página