Ações

Capitania de Alagoas

De Atlas Digital da América Lusa

por Carlos Carvalho
Este site foi criado em uma Universidade Federal (UnB) e produz conteúdo de qualidade para todos (com a participação de diversos professores de outras instituições federais!).
Valorize esse patrimônio!
Diga não aos cortes!


De acordo com o segundo foral de 24 de Outubro de 1534, Alagoas integrava parte do território referente à capitania de Pernambuco. Devido a fatores econômicos e demográficos Alagoas foi elevada à categoria de Comarca em 1711. E pelo Decreto Real de 16 de setembro de 1817, esta foi desligada da capitania de Pernambuco e constituída uma capitania independente. No ano do seu desligamento com a capitania de Pernambuco, Alagoas contava com oito vilas, e tinha uma população de 100 mil habitantes, que se dividiam em 10 freguesias. [1].

Lista das Vilas e Cidades da Capitania de Alagoas

Bom Sucesso do Porto Calvo

Penedo do Rio São Francisco

Poxim

Santa Maria Madalena da Alagoa do Sul

Vila Nova de São João da Anadia

Vila Real de Bragança

Capitania de Alagoas






Bibliografia selecionada da Capitania de Alagoas


Referências

  1. BARROS, Francisco Reinaldo Amorim de. ABC das Alagoas: dicionário biobibliográfico, histórico e geográfico de Alagoas . Brasília: Senado Federal, 2005. 2 v. (Edições do Senado Federal ;vol. 62-A, 62-B)



Citação deste verbete
Autor do verbete: Carlos Carvalho
Como citar: CARVALHO, Carlos. "Capitania de Alagoas". In: BiblioAtlas - Biblioteca de Referências do Atlas Digital da América Lusa. Disponível em: http://lhs.unb.br/atlas/Capitania_de_Alagoas. Data de acesso: 20 de maio de 2019.



Baixe a referência bibliográfica deste verbete usando

BiblioAtlas recomenda o ZOTERO

(clique aqui para saber mais)

Informar erro nesta página