Ações

Domingos Pereira Lomba

De Atlas Digital da América Lusa

(Diferença entre revisões)
(Criou página com 'Domingos Pereira Lomba <!-- Domingoz Pereyra Lonba -->, morador da vila de Vigia, de idade que disse ser de quarenta anos, testemunha jurada aos Santos Evangelhos em que pôs ...')
 
 
(Uma edição intermediária de um usuário não apresentada)
Linha 1: Linha 1:
Domingos Pereira Lomba <!-- Domingoz Pereyra Lonba -->, morador da vila de Vigia, de idade que disse ser de quarenta anos, testemunha jurada aos Santos Evangelhos em que pôs sua mão direita e prometeu dizer verdade.
+
{{Mura
 +
|data=1738
 +
|transcricao=[[Manoel Rendeiro]]
 +
|indice_deste=[[Autos da devassa contra os índios Mura]]
 +
|texto=Domingos Pereira Lomba <!-- Domingoz Pereyra Lonba -->, morador da [[vila de Vigia]], de idade que disse ser de quarenta anos, testemunha jurada aos Santos Evangelhos em que pôs sua mão direita e prometeu dizer verdade.
  
E perguntado a ele, testemunha, pelo conteúdo na portaria e certidão do Reverendo Padre Provincial da Companhia, disse que sabe, de certa ciência, que o gentio do rio da Madeira tem feito vários insultos no tempo em que as canoas vão para cima à colheita de cacau, matando uns e flechando outros , impedindo o negócio de cacau. E que ouviu dizer que o gentio do rio Tocantins faziam, também, alguns delitos a aqueles que passavam das Minas para esta cidade. E mais não disse. E assinou com ele, o Doutor Ouvidor Geral, e eu, José Alves Ferreira <!-- Jozeph Alvez Ferreyra -->, o escrevi.
+
E perguntado a ele, testemunha, pelo conteúdo na portaria e certidão do Reverendo Padre [[Provincial da Companhia]], disse que sabe, de certa ciência, que o gentio do [[rio da Madeira]] tem feito vários insultos no tempo em que as canoas vão para cima à colheita de cacau, matando uns e flechando outros , impedindo o negócio de cacau. E que ouviu dizer que o gentio do [[rio Tocantins]] faziam, também, alguns delitos a aqueles que passavam das Minas para esta cidade. E mais não disse. E assinou com ele, o Doutor [[Ouvidor Geral]], e eu, José Alves Ferreira <!-- Jozeph Alvez Ferreyra -->, o escrevi.
 +
}}

Edição atual tal como 15h51min de 27 de novembro de 2014

Autos da Devassa contra os Índios Mura


Domingos Pereira Lomba , morador da vila de Vigia, de idade que disse ser de quarenta anos, testemunha jurada aos Santos Evangelhos em que pôs sua mão direita e prometeu dizer verdade.

E perguntado a ele, testemunha, pelo conteúdo na portaria e certidão do Reverendo Padre Provincial da Companhia, disse que sabe, de certa ciência, que o gentio do rio da Madeira tem feito vários insultos no tempo em que as canoas vão para cima à colheita de cacau, matando uns e flechando outros , impedindo o negócio de cacau. E que ouviu dizer que o gentio do rio Tocantins faziam, também, alguns delitos a aqueles que passavam das Minas para esta cidade. E mais não disse. E assinou com ele, o Doutor Ouvidor Geral, e eu, José Alves Ferreira , o escrevi.



Ficha técnica da Fonte
Data: 1738.
Referência: INFORMAR REFERÊNCIA.
Acervo: INFORMAR ACERVO.
Transcrição: Manoel Rendeiro.
link principal no BiblioAtlas: Autos da devassa contra os índios Mura