Ações

Vereadores

De Atlas Digital da América Lusa

(Diferença entre revisões)
 
(Uma edição intermediária de um usuário não apresentada)
Linha 1: Linha 1:
Oficiais participantes de uma [[Câmara]] com direito a voto em suas reuniões. Os vereadores compunham os chamados oficiais da [[Câmara]], junto com juízes ordinários e o procurador da [[Câmara]]. Seu número variava entre dois e quatro, de acordo com cada [[vila]]. Este número era determinado no momento da criação da vila, dependendo do poder que a instituía, se régio ou outro (eclesiástico, nobre). Os vereadores tinham mandato de um ano e não recebiam pagamentos por suas funções, mas gozavam de certo prestígio, pois apenas os membros da elite local estavam aptos aos cargos.
+
{{Verbete
{{Citar|nome=Adriano|sobrenome=Comissoli}}
+
|nome=Adriano
 +
|sobrenome=Comissoli
 +
|verbete=Oficiais participantes de uma [[Câmaras|Câmara]] com direito a voto em suas reuniões. Os vereadores compunham os chamados oficiais da [[Câmaras|Câmara]], junto com juízes ordinários e o procurador da [[Câmaras|Câmara]]. Seu número variava entre dois e quatro, de acordo com cada [[vila]]. Este número era determinado no momento da criação da vila, dependendo do poder que a instituía, se régio ou outro (eclesiástico, nobre). Os vereadores tinham mandato de um ano e não recebiam pagamentos por suas funções, mas gozavam de certo prestígio, pois apenas os membros da elite local estavam aptos aos cargos.<ref>COMISSOLI, Adriano. Os “homens bons” e a Câmara de Porto Alegre (1767-1808). Dissertação de mestrado, UFF, Niterói, 2006.</ref>
 +
}}

Edição atual tal como 08h56min de 24 de novembro de 2014

por Adriano Comissoli


Oficiais participantes de uma Câmara com direito a voto em suas reuniões. Os vereadores compunham os chamados oficiais da Câmara, junto com juízes ordinários e o procurador da Câmara. Seu número variava entre dois e quatro, de acordo com cada vila. Este número era determinado no momento da criação da vila, dependendo do poder que a instituía, se régio ou outro (eclesiástico, nobre). Os vereadores tinham mandato de um ano e não recebiam pagamentos por suas funções, mas gozavam de certo prestígio, pois apenas os membros da elite local estavam aptos aos cargos.[1]


[editar] Referências

  1. COMISSOLI, Adriano. Os “homens bons” e a Câmara de Porto Alegre (1767-1808). Dissertação de mestrado, UFF, Niterói, 2006.



Citação deste verbete
Autor do verbete: Adriano Comissoli
Como citar: COMISSOLI, Adriano. "Vereadores". In: BiblioAtlas - Biblioteca de Referências do Atlas Digital da América Lusa. Disponível em: http://lhs.unb.br/atlas/Vereadores. Data de acesso: 26 de abril de 2024.



Baixe a referência bibliográfica deste verbete usando

BiblioAtlas recomenda o ZOTERO

(clique aqui para saber mais)

Informar erro nesta página