Ações

Campanha 4ª Novembro de 1786

De Atlas Digital da América Lusa

Campanha 4ª Novembro de 1786

Geometria
Saldanha.png






Acabado o Chuvoso, e dilatado inverno principiou a primavera, e o creador verão; hé chegado o tempo de nova mente cada hum trocar os seus ranchos, ou Palhoças pelas barracas de portáteis Cazas. Descanção as agradáveis e differentes tintas do Dezenhador, e em movimento se poem a Agulha de Marear: fecha-se o trabalho do Gabinete, começa o do Campo.[1]

Deixão os Boys a sua carência [2] e o dezacostumado pescoço tornão a entregar ao pezado jugo, dezamparão os seus pastos as manadas de cavallos, e a servir vão nas Cavalgaduras. Gemem com o atricto os eixos das pezadas carretas [3] dos indispensáveis moveis, e mantimentos conducto-ras. Tudo está em movimento quanto se avista no Acampamento geral de Piratini, [4] todos se juntão, todos se apromptão para o dia, em que o Principal Commissario mande dar principio á marcha. Esta emfim se poem em execução logo depois que os vários transportes se passárão para a margem do Sul do Passo 'de Balthazar, [5] por cuja estrada devia seguir a nossa expedição para Santa Tecla, a encontrar-se com a dos Hespanhoes, que ali tinhão ido invernar.

Notas

  1. [Comentário desta edição]Pode ser interessante observar a referência ao trabalho de campo de cartografia na obra de Manuel de Azevedo Fortes, particularmente no Capítulo V
  2. [Do autor] Carência he aquelle sitio, ou lugar, a que estão costumados já por algum tempo, as Boyadas, e Cavalhadas, sendo tal o apego, que tomão os animaes a sua rezidencia que se por acaso podem escapar depois de qualquer n.'1 de Legoas de viagem, cuidadosamente a tornão a procurar.
  3. [Do autor] Carretas: as deste Paiz são maiores do que os grandes carros da Europa, tanto em Leitos como em rodas, chegando aquelles á extensão desde 14 até 19 palmos de comprido, e de 5 a 6 1/2 de largo, e estas de 7 até 10 palmos de diâmetro. Os cubos onde encaixão os seus eixos de pao, são grossas maças de madeira cilíndricas, e os seus rayos largas taboas. São toldadas de couro de rezes, e tapadas pelos lados de huma palha similhante a miuda Tabûa, e costumão ser puchadas por quatro, cinco ou seis juntas de boys, conforme os diversos pezos, e caminhos, e chegão a carregar até cem medidas de trigo, que corresponde a duzentos alqueires. As de que uzão os Hespanhóes são mais estreitas, e acommodão nellas muito menos: trazem-nas só cora duas até tres, ou quatro juntas.
  4. [Do autor] Piratini: Deste Rio, e do Yaguarú já profuzamente terá fallado o meu Ante escritor no Diario e ultimo rcconhecimento dos mezes de Março e Fevereiro do prez.te anno, comtudo, eu vou repetir aqui a versão destes nomes talvez desprezados ou por elle desconhecidos. Os índios Tapes antigos habitadores desta parte do Mundo, forão os seus nomencladores. assim entre o Idioma Guarani he que devemos procurar as suas traducçoens. Pira quer dizer — Peixe, e tini som estrondo, ou Zunido, explicando desta forma — Zunido do Peixe — originado de huma especíe de motim, ou bulha que fazem os peixes no Rio. Da mesma sorte, ao que nós chamamos por corrupção das Linguas Iaguaron, escrevem elles Iaguarú, que significa Animal proprio dos Rios, a semilhança no que persuado explicão as Lontras que não faltão naquelles Rios.
  5. [Do autor]. Eu uzarei em todas as medidas mais escrupulozas de Legoas, Milhas, e decimaes de milha suppondo as Legoas de 20 — em grao de circulo máximo, ou de 60 .— milhas conforme contão os Inglezes, e que tanto se conforma com os minutos de latitude. Assim huma milha hê o mesmo, que hum terço de Legoa. Outras vezes, eu me servirei das fracçoens naturaes como de 1/2, 1⁄4 e 3/4 tanto de Legoa como de milha, ideas tão familiares, e que adoptarei para evitar em algumas occazioens a repetição da palavra. Todos os rumos geraes, e particulares, que citarei no progresso deste Diario, serão sempre emendados da Variação da Agulha.


Ficha técnica da Fonte
Autor: José de Saldanha
Data: 1786.
Referência: BN.
Acervo: Biblioteca Nacional.
Transcrição: David da Silva Carvalho.
link principal no BiblioAtlas: Diário resumido do Dr. José de Saldanha