Ações

Capitania do Maranhão

De Atlas Digital da América Lusa

Capitania do Maranhão

Geometria Ponto

Histórico

Denominação Início Término
Capitania do Maranhão
1612 depois de 1640
por Manoel Rendeiro
Este site foi criado em uma Universidade Federal (UnB) e produz conteúdo de qualidade para todos (com a participação de diversos professores de outras instituições federais!).
Valorize esse patrimônio!
Diga não aos cortes!


A Capitania do Maranhão remonta ao contexto de "Conquista do Nordeste"e de "Conquista da Amazônia"[1], período de combate as forças estrangeiras que estabeleceram fortins pelo território americano das citadas regiões. No primeiro momento a região foi denominada de Conquista do Maranhão. O documento[2] que faz a primeira menção a terminologia Capitania do Maranhão é datado no dia 21 de maio de 1622. Portanto a criação da Capitania do Maranhão ocorre em movimento paralelo a fundação do Estado do Maranhão, ano de 1621.[3]

A Conquista do Maranhão iniciou-se no ano de 1615, assim como a Conquista do Pará e a de Cumã, por Alexandre de Moura, no início da colonização da Amazônia, sendo a única região em que o domínio português se encontrava consolidado[4]. A subordinação da Capitania do Maranhão se dava ao Estado do Maranhão, até o ano de 1652, quando foi criado o Estado do Maranhão e Grão-Pará. As delimitações geográficas, na distribuição de Capitanias do Estado do Maranhão feita em 1639 pelo Rei Felipe III, com 50 léguas de costa, se estendendo do Parnaíba à ponta de Tapuitapera e separada da Capitania de Cumã pelo rio Mearim.

Outro documento do ano de 1661, do missionário João Felipe Bettendorf[5], reitera o Estado do Maranhão e suas Capitanias, junto com informações sobre a hierarquia administrativa das mesmas. Por seguinte a Capitania do Maranhão era subordinada ao Estado do Maranhão, ao mesmo tempo que certas Capitanias, listadas abaixo, eram subordinadas a Capitania do Maranhão.[6]


Capitanias subordinadas à Capitania Real do Maranhão:

Lista de Vilas da Capitania do Maranhão

São Luís

Vila de Caxias da Altas Aldeias

Vila de Monção

Vila de Pastos Bons

Vila de Paço do Lumiar

Vila de São José de Guimarães

Vila de Viana

Vila de Vinhais

Vila de Viçosa de Tutóia

Vila Nova da Cerveira

Vila de Santo Antônio de Alcântara


Capitania de Maranhão






Bibliografia selecionada da Capitania de Maranhão


Referências

  1. LOUREIRO, Antônio José. Síntese da história do Amazonas. Manaus: Imprensa Oficial, 1978.
  2. AHU-Maranhão, D.39.
  3. Há quem diga que a separação da Capitania do Maranhão do Estado do Brasil poderia ter ocorrido no ano de 1617.
  4. Antônio José Souto Loureiro informa que estas capitanias não eram hereditárias, e sim verdadeiras regiões administrativas, com o objetivo de defesa da terra e o estabelecimento de colonos, para a ocupação definitiva.
  5. Loureiro argumenta que os estudos sobre o assunto são falhos e controversos.
  6. LOUREIRO, Antônio José. Síntese da história do Amazonas. Manaus: Imprensa Oficial, 1978.



Citação deste verbete
Autor do verbete: Manoel Rendeiro
Como citar: RENDEIRO, Manoel. "Capitania do Maranhão". In: BiblioAtlas - Biblioteca de Referências do Atlas Digital da América Lusa. Disponível em: http://lhs.unb.br/atlas/Capitania_do_Maranh%C3%A3o. Data de acesso: 23 de maio de 2019.



Baixe a referência bibliográfica deste verbete usando

BiblioAtlas recomenda o ZOTERO

(clique aqui para saber mais)

Informar erro nesta página