Ações

Estado do Grão-Pará e Maranhão

De Atlas Digital da América Lusa

por João Pedro Galvão Ramalho
Este site foi criado em uma Universidade Federal (UnB) e produz conteúdo de qualidade para todos (com a participação de diversos professores de outras instituições federais!).
Valorize esse patrimônio!
Diga não aos cortes!


A fundação do Estado do Grão-Pará e Maranhão ocorreu, em 31 de julho de 1751, transferindo a capital para Belém.[1] Em 1753, o novo estado foi dividido em quatro capitanias: Capitania do Grão-Pará, Capitania do São José do Rio Negro, Capitania do Maranhão e Capitania do Piauí. Cada um com seu governador que continuava submetido ao Governador-Geral e Capitão-Geral do Estado do Grão-Pará e Maranhão. Essa quatro capitanias, em 1772, formara dois estados que compunham o Estado do Grão-Pará e Maranhão, o primeiro estado foi composto pela Capitania do Grão-Pará e Capitania do São José do RIo Negro, com a capital em Belém; e o segundo estado foi composto pela Capitania do Maranhão e Capitania do Piauí, com capital em São Luís.[2] É importante ressaltar que de acordo com a visão de Antonio Loureiro, não houve grandes mudanças nos territórios citados, além da mudança de nome do Estado e da mudança da Capital. (Loureiro, 1978).


Referências

  1. Segundo Antonio Loreiro, a criação do Estado do Grão-Pará e Maranhão e a mudança de capital ocorreu visando o cumprimento do Tratado de Madri, assinado em 1750, que de acordo com o autor foi uma vitória para a diplomacia lusitana, visto que foi a expansão das fronteiras territoriais do Império Português. LOUREIRO, Antônio José. Síntese da história do Amazonas. Manaus: Imprensa Oficial, 1978. p. 108.
  2. MEIRELES, Mário Martins. História do Maranhão. 2. ed. São Luís: Fundação Cultural do Maranhão, 1980.



Citação deste verbete
Autor do verbete: João Pedro Galvão Ramalho
Como citar: GALVÃO RAMALHO, João Pedro. "Estado do Grão-Pará e Maranhão". In: BiblioAtlas - Biblioteca de Referências do Atlas Digital da América Lusa. Disponível em: http://lhs.unb.br/atlas/Estado_do_Gr%C3%A3o-Par%C3%A1_e_Maranh%C3%A3o. Data de acesso: 24 de maio de 2019.



Baixe a referência bibliográfica deste verbete usando

BiblioAtlas recomenda o ZOTERO

(clique aqui para saber mais)

Informar erro nesta página