Ações

Capitania de São José do Rio Negro

De Atlas Digital da América Lusa

(Diferença entre revisões)
(Criou página com '{{Verbete|nome=João Pedro|sobrenome=Galvão Ramalho|verbete=A Capitania de São José do Rio Negro, foi fundada 03 de março de 1755, por determinação de uma Carta Rég...')

Edição de 15h36min de 17 de dezembro de 2014

por João Pedro Galvão Ramalho


A Capitania de São José do Rio Negro, foi fundada 03 de março de 1755, por determinação de uma Carta Régia do Rei José I[1].A capitania mesmo tendo sido independente ainda era submetida ao Estado do Grão-Pará e Maranhão. A sua primeira sede foi na Vila Nova de São José que teve seu estabelecimento determinado pela mesma Carta Régia que estabeleceu a dita capitania e a vila de Borba Nova. Em 6 de maio de 1758 o Governador Geral do Estado do Grão-Pará e Maranhão, o Governador Mendonça Furtado, erigiu a aldeia de Mariuá a categoria de vila, com o nome de Barcelos, permitindo que no dia 07 de maio de 1758 a sede da capitania mudasse para a nova vila. Em 29 de março de 1808 a sede da capitania muda para o Lugar da Barra do Rio Negro.[2] Em 10 de maio de 1758 Mendonça Furtado delimitou a capitania, ao sul essa fazia divisa com a Capitania do Mato Grosso, divididas pelo Rio madeira e tendo como marco a grande cachoeira de São João ou Araguai. À leste era vizinha da Capitania do Grão-Pará, separadas pelo Rio Nhamundá e pelo rio Rio Amazonas. (Loureiro, 1978) O motivo oficial para a fundação da nova capitania era a conservação da paz e da boa ordem.[3]


Referências

  1. AHU-Amazonas, D.9.
  2. LOUREIRO, Antônio José. Síntese da história do Amazonas. Manaus: Imprensa Oficial, 1978. p. 131-140.
  3. AHU-Amazonas, D.9.



Citação deste verbete
Autor do verbete: João Pedro Galvão Ramalho
Como citar: GALVÃO RAMALHO, João Pedro. "Capitania de São José do Rio Negro". In: BiblioAtlas - Biblioteca de Referências do Atlas Digital da América Lusa. Disponível em: http://lhs.unb.br/atlas/Capitania_de_S%C3%A3o_Jos%C3%A9_do_Rio_Negro. Data de acesso: 19 de maio de 2024.



Baixe a referência bibliográfica deste verbete usando

BiblioAtlas recomenda o ZOTERO

(clique aqui para saber mais)

Informar erro nesta página