Ações

Capitania de São José do Rio Negro

De Atlas Digital da América Lusa

por João Pedro Galvão Ramalho
Este site foi criado em uma Universidade Federal (UnB) e produz conteúdo de qualidade para todos (com a participação de diversos professores de outras instituições federais!).
Valorize esse patrimônio!
Diga não aos cortes!


A Capitania de São José do Rio Negro foi fundada em 03 de março de 1755, por determinação de uma Carta Régia do Rei Dom José I[1].A capitania mesmo tendo sido independente ainda era submetida ao Estado do Grão-Pará e Maranhão. A sua primeira sede foi na Vila Nova de São José que teve seu estabelecimento determinado pela mesma Carta Régia que estabeleceu a dita capitania e a vila de Borba Nova. Em 6 de maio de 1758 o Governador Geral do Estado do Grão-Pará e Maranhão, o Governador Mendonça Furtado, erigiu a aldeia de Mariuá a categoria de vila, com o nome de Barcelos, permitindo que no dia 07 de maio de 1758 a sede da capitania mudasse para a nova vila. Em 29 de março de 1808 a sede da capitania muda para o Lugar da Barra do Rio Negro.[2] Em 10 de maio de 1758 Mendonça Furtado delimitou a capitania, ao sul essa fazia divisa com a Capitania do Mato Grosso, divididas pelo Rio Madeira e tendo como marco a grande cachoeira de São João ou Araguai. À leste era vizinha da Capitania do Grão-Pará, separadas pelo Rio Nhamundá e pelo rio Rio Amazonas. (Loureiro, 1978) O motivo oficial para a fundação da nova capitania era a conservação da paz e da boa ordem.[3]

Lista das vilas da Capitania de São José do Rio Negro

Vila de Barcelos

Vila de Borba a nova

Vila de Ega

Vila de Moura

Vila Nova da Rainha

Vila de Olivença

Vila de São José do Javari

Vila de Serpa

Vila de Silves

Vila de Tomar


Capitania de São José do Rio Negro






Bibliografia selecionada da Capitania de São José do Rio Negro


Referências

  1. AHU-Amazonas, D.9.
  2. LOUREIRO, Antônio José. Síntese da história do Amazonas. Manaus: Imprensa Oficial, 1978. p. 131-140.
  3. AHU-Amazonas, D.9.



Citação deste verbete
Autor do verbete: João Pedro Galvão Ramalho
Como citar: GALVÃO RAMALHO, João Pedro. "Capitania de São José do Rio Negro". In: BiblioAtlas - Biblioteca de Referências do Atlas Digital da América Lusa. Disponível em: http://lhs.unb.br/atlas/Capitania_de_S%C3%A3o_Jos%C3%A9_do_Rio_Negro. Data de acesso: 23 de maio de 2019.



Baixe a referência bibliográfica deste verbete usando

BiblioAtlas recomenda o ZOTERO

(clique aqui para saber mais)

Informar erro nesta página



}}